|

Uma preciosidade a conservar O Cine-Teatro Rogério Venâncio contém preciosidades que é justo conservar.
- É dotado de teia tradicional a funcionar manualmente por cordas com todos os apetrechos tradicionais dos antigos teatros, permitindo a utilização e substituição rápida de sete cenários. A teia situa-se em caixa de palco com a devida altura e tanto os cenários como o pano de boca sobem e descem em guilhotina. Cine-Teatro Rogério Venâncio - Alçado principal (após último restauro) - O Teatro possui uma preciosa biblioteca com cerca 650 peças de teatro, algumas das quais copiadas manualmente há cerca de 100 anos. A origem desta preciosidade tem a ver com o facto de ser uma doação do Sr. Rogério Venâncio que a recebeu de seu pai que foi “ponto” na extinta Academia Recreativa de Lisboa. Quando esta colectividade se extinguiu, a pessoa em causa arrecadou os documentos para que não se perdessem. Assim vieram parar a esta colectividade. Além das antiguidades, há um esforço contínuo por ir adquirindo e guardando as peças que se publicam actualmente.
- O Teatro possui ainda um guarda-roupa com mais de quatrocentas e cinquenta peças que foram sendo reunidas ao longo de dezenas de anos.
Necessidades actuais Construído numa época já distante, e não dispondo das comodidades e funcionalidades que hoje se exigem em obras deste tipo, o Cine-Teatro Rogério Venâncio não foi objecto até hoje de beneficiações fundamentais. Chegou a hora de projectar para este Teatro uma revisão fundamental dotando-o de estruturas e apresentação que satisfaçam e dêem resposta à população que o estima e dele faz uso. Nesse sentido, a actual Direcção promoveu a elaboração de um projecto de reabilitação do Cine-Teatro Rogério Vemâncio, que se encontra em execução. Prevemos até ao final do ano de 2006 a sua conclusão.
|
|