A Sociedade Musical Mindense, uma instituição sem fins lucrativos e, desde 28 de Maio de 1991, de utilidade pública (nos termos do Decreto-Lei nº 460/77 de 7 de Novembro), viu o seu nome registado oficialmente no dia 25 de Outubro de 1915. Porém, com base nos dados existentes nos arquivos locais e no testemunho oral de pessoas idóneas, a Sociedade Musical Mindense é hoje mais que centenária, o que a torna uma das colectividades mais antigas da freguesia de Minde e do Concelho de Alcanena, sendo mesmo a única banda filarmónica do concelho.
Os vários anos de trabalho ao serviço da música e da formação musical garantiram-lhe o reconhecimento municipal que se traduziu na atribuição da Medalha de Ouro e Mérito do Concelho de Alcanena, oferecida pela Câmara Municipal de Alcanena aquando das Comemorações das Bodas de Diamante a 25 de Outubro de 1990.
Desde a sua fundação até aos anos 60 nunca conseguiu ter sede própria, sendo a sua actividade desenvolvida em locais pouco dignos do seu estatuto e da importância que já nesta altura desfrutava em Minde e localidades vizinhas. No entanto, foi sempre objectivo das direcções a construção de uma sede própria. A sede que actualmente possui foi edificada no início dos anos 60, tendo a sua construção sido feita graças ao esforço da Direcção da época, presidida pelo Sr. Padre Mário Marques dos Anjos, e de muitos mindericos que meteram mãos à obra e eles próprios a edificaram.
A angariação de fundos para esta construção foi realizada através de uma grandiosa festa na vila de Minde. Pelas actas de direcção existentes a sua inauguração remonta à data de 16 de Abril de 1961.
A SMM possui estatutos aprovados desde 9/3/1977. Fez escritura dos mesmos em 22/2/1977 na sua sede. Encontra-se registada no Diário da República nº 57 III Série do dia 9/3/1977. |